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O que é Branding?

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No marketing digital, nós podemos contar com diversas estratégias, técnicas e possibilidades.

Apesar dessa característica ser positiva, ela também acaba trazendo um lado complexo, que é o fato das atualizações e apresentações de novas ideias acontecerem muito rapidamente.

Isso faz com que diversos profissionais fiquem alheios ao que há de novo, pelo simples fato de não terem tempo para acompanhar essas “novidades”.

As percepções nesse mercado, também são bem diferentes de outros, isso porque algo que foi lançado há um ano, pode ser considerado muito antigo no marketing digital.

Concorda?

Nós, aqui do Mestre do Adwords, nos deparamos com uma situação que acreditamos ser reflexo do que acabamos de te contar acima.

O que aconteceu é que recebemos de diversas pessoas diferentes uma única pergunta:

  • O que é Branding?”.

Isso de certa forma nos espantou, até porque muitas dessas pessoas já devem trabalhar com esse tipo de estratégia.

Engraçado, não é? A gente foi à fundo descobrir porque o Branding dá tantos nós na cabeça dos profissionais e então resolvemos criar esse conteúdo para sanar, de uma vez por todas, as dúvidas quanto à esse assunto.

Se você não entende o Branding e nem ao menos sabe do que se trata, vem com a gente, certamente, ao final desse conteúdo você será um expert.

Preparado?

 

O que é Branding,

 

#Afinal, o que é Branding?

Para irmos direto ao ponto e sanarmos essa dúvida, resolvemos te contar logo o que é o Branding.

Bem, basicamente, o Branding também pode ser chamado de Gestão de Marcas.

A estratégia que utiliza o Branding tem o objetivo de construir e startar ações de marketing empresarial que são direcionadas a um determinado perfil de público, no caso, os potenciais consumidores dessa marca.

O que diferencia essas ações do Branding das outras é que o objetivo principal delas é gerar uma percepção de valor nesse público.

Isso quer dizer que qualquer ação de marketing que visa agregar valor a uma marca perante o público alvo é uma estratégia de Branding.

Por exemplo:

  • Vamos imaginar está lançando uma marca de cosméticos no mercado.
  • Para ganhar autoridade e gerar relevância, você passa a trabalhar com marketing de conteúdo.

Isso pode ser visto como uma ação de Branding.

Acontece que, atualmente, é difícil encontrar uma marca bem posicionada que não se preocupe em trabalhar o branding, afinal, sem valor, ela seria só mais uma marca tentando vender seus produtos.

Com a mudança do perfil de consumo, trabalhar o branding da sua marca se tornou imprescindível, uma vez que os consumidores em geral não adquirem mais algo pela simples funcionalidade que ele oferece, mas sim pelo seu valor agregado, pela experiência que ele traz, pelo status…

Isso é facilmente percebido nas ações da Apple, por exemplo. Onde o preço do produto não é o fator principal para aquisição, mas o valor dele.

Geralmente, esse valor gerado pelo Branding de uma marca, não pode ser adquirido quando se compra um produto de outra marca.

Percebe que preço, nesse caso, não tem nada a ver com valor? Essa é a magia do Branding.

Como é composta as ações de Branding?

Você deve estar curioso para saber como é possível fazer a sua marca tornar-se tão poderosa, à ponto de seus clientes se tornarem fãs. Acertamos?

Para começar, você precisa saber que não há nenhuma mágica e muito menos algo extremamente complexo nas estratégias de Branding.

Basicamente, as ações de Branding são compostas por pura, clara e simples, comunicação.

É isso mesmo! Quando falamos em comunicação, estamos nos referindo à todo e qualquer elemento ou canal que transmita uma mensagem, que nesse caso, tem como direção o Público Alvo da marca.

Por exemplo:

  • O desenho da sua marca é uma forma de comunicar ao seu público alguns valores do seu negócio.
  • As cores que você utiliza também transmite mensagens.
  • A linguagem que você utiliza nos seus textos transmite conceitos de personalidade do seu negócio.
  • A forma como você atende ao cliente é uma espécie de comunicação.
  • Os preços que o seu produto possui também passa uma mensagem, já que ele posicionará a sua marca em algum patamar específico do mercado, inclusive, estabelecendo seus concorrentes diretos e indiretos.
  • Os serviços prestados também funcionam como o item acima.
  • Seus canais de comunicação, se está nas redes sociais, se tem blog, site institucional, também podem dizer muito sobre a sua marca.

Consegue visualizar que praticamente tudo faz parte da comunicação? E que cada item dessa comunicação pode transmitir mensagens que, consequentemente, gerará algum tipo de conceito e valor?

Como lhe dissemos, é bastante simples, pois qualquer tipo de ação de uma empresa que gere algum tipo de “comunicação” com o público alvo, pode ser considerada uma estratégia de Branding.

Lembre-se sempre! O Branding tem como objetivo posicionar uma marca perante ao público em escala de valores.

Isso quer dizer, fazer com que o alvo tenha uma determinada percepção de valores em relação à uma marca. Nesse caso, o valor não tem nenhuma ligação de referência financeira.

Esse valor é o que a marca representa, a mensagem que ela transmite e a “posição” que ela tem no mercado, perante a “opinião” de seu público alvo.

Por exemplo:

  • O Branding da Apple trabalha para que seu público alvo a perceba como uma marca inovadora, criativa, de classe elevada, que proporciona aos seus usuários, através de seus produtos, um estilo de vida diferenciado, uma experiência quase que exclusiva.

Além disso, a Apple também transmite a mensagem de que a experiência trazida por um iPhone, por exemplo, pode tornar os momentos bons inesquecíveis, com a ultra qualidade de sua câmera, pelo design atrativo do aparelho e a originalidade que a maçã mordida agrega à qualquer personalidade que à carrega nas mãos por meio dos dispositivos da marca.

A questão aqui é:

  • Qualquer outra marca, como a Samsung, por exemplo, tem um Smartphone com a mesma qualidade, ou até melhor, que o da Apple.

Só que eles trabalham com uma estratégia diferente! Enquanto a Apple oferece um estilo de vida, uma experiência inovadora dentro de sua embalagem, a Samsung oferece funções e funcionalidades, ou seja, pura tecnologia de ponta.

É nítido que o valor agregado à marca da Apple faz com que ela não tenha clientes e sim fãs incondicionais, capazes de ficarem horas nas filas para comprarem o mais novo lançamento.

 

O que é Branding..

 

Porque o Branding traz resultados?

Como você viu acima, o Branding traz resultados muito positivos para qualquer marca que saiba utilizá-lo.

Isso acontece porque o fundamento dele se alinha à um conceito que é muito forte atualmente, o inbound marketing.

Ou seja, técnicas de marketing que visam entender o cliente, conversar com ele e só, então, oferecer uma solução.

Que pode ser um serviço ou produto, que condiz com os desejos, dores, sonhos ou necessidades personalizadas que foi percebida durante esse contato cliente/marca e vice versa.

Tanto o Inbound quanto o Branding se alinha ao mais novo perfil do consumidor, que exige produtos e serviços quase que exclusivos, feitos especialmente para ele.

Hoje, é muito difícil vender algo na “força”, com técnicas de repetição, insistência e atrair, apenas, por qualidades técnicas.

Ninguém mais compra porque você insistiu muito, se você quer saber, os consumidores desconfiam desse tipo de atitude.

Tem mais, a maioria das pessoas preferem pagar um pouco mais pelo mesmo produto, se tiverem uma experiência melhor.

É por isso que o Branding dá tão certo!

Experimente analisar duas marcas de produtos semelhantes, onde uma trabalha com branding e outra não… Certamente você verá as diferenças de percepção que elas possuem em uma mesmo segmento.

Quando você não transmite mensagens e não constrói o seu valor perante o público alvo, as pessoas te enxergam a partir da percepção que ela construiu sozinha e isso pode não ser tão positivo como você imagina.

 

O que é Branding.

 

 

Pronto! Agora você entende tudo sobre o que é branding e como ele funciona. Achou interessante? Então aplique o quanto antes e veja a sua marca ganhar um valor inestimável.

Esperamos que esse conteúdo tenha lhe oferecido lições valiosas.

Ficou com alguma dúvida? Então venha conversar com a gente pelas redes sociais do Mestre do Adwords ou deixe o seu questionamento no espaço reservado para comentários abaixo.

Será uma honra poder lhe ouvir e contribuir para sanar as dúvidas decorrentes desse e de outros temas relacionados.

Visite nosso canal no Youtube, você encontrará muitos conteúdos que tratam sobre as mais diversas áreas do mercado digital.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

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