Não invista no Google Adwords antes de ler esse artigo – PARTE 1/4

Muitos anunciantes culpam o Google por muitas vezes não terem o resultado esperado com os seus anúncios, mas o que poucos sabem é que a raíz do problema muitas vezes não são apenas os anúncios, as palavras-chave, extensões, o custo por clique (CPC), o valor do investimento etc. É preciso ter uma estratégia muito bem definida e seguir um “checklist” pra verificar se está tudo correto para então iniciar o projeto de promover o seu produto/serviço.

Criei abaixo um checklist que todo empresário/empreendedor deveria verificar antes de começar a anunciar no Google Adwords, então vamos lá:

#1 – URL de Destino

Certa vez trabalhei com um cliente que investia uma alta quantia no Adwords e de uma hora pra outra as vendas caíram drasticamente e logo, o primeiro culpado foi o gerente de contas (eu) e o Google. Pois bem. Após analisar toda sua conta, não descobri nada que pudesse trazer esse resultado tão horrível em tão pouco tempo e após uns testes em seu website descobri que o mesmo estava com problemas para finalizar a compra e que simplesmente era impossível comprar naquele momento devido a um erro do servidor.

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Ter um site funcionando corretamente é o básico, concorda? Mas para muitas empresas parece que não. Em outros casos, já tentei promover empresas em que o design do site era de 1975 (sendo otimista), ou seja, identidade visual péssima com profissionalismo 0. Também não podemos esquecer de websites que são praticamente impossíveis de navegar, com o processo de compra complicado, páginas dificeis de encontrar, informações não-objetivas dos produtos etc.

Costumo dizer para meus clientes que “25% do seu sucesso na internet depende do seu website“. Então responda essas perguntas e descubra se sua URL está adequada para ser divulgada:

  1. Qual a nota que eu daria para o design atual do meu site?
  2. Meu site passa credibilidade?
  3. É fácil de entrar em contato ou fazer uma compra?
  4. Existe uma integração com as redes sociais?
  5. Meu site é 100% responsivo?
  6. Qual a qualidade das fotos?
  7. Os textos estão bem escritos?
  8. Qual a nota que eu daria para o meu site comparando com meus 2 principais concorrentes?

Dicas básicas para melhorar o seu website:

não-ao-sobrinho

  1. Fuja do “sobrinho”!!! Procure uma agência ou um profissional qualificado para criar um excelente website para o seu negócio. Lembre-se da frase: “O barato sai caro”
  2. Não crie textos longos. Seja claro e objetivo com textos interessantes e não cansativos.
  3. “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Procure um fotográfo profissional para bater fotos de sua empresa, produtos etc. Esse é um fator muito importante para dar maior credibilidade ao seu negócio.
  4. Devido ao crescimento do mobile no Brasil, crie um site 100% responsivo. Um design responsivo é quando o site se adequa ao tamanho da tela que o usuário está usando no momento (PC, celular, tablet etc), ou seja, independente de onde o usuário acessará o site, ele ficará no tamanho ideal da tela. “Já no Brasil a base de Smartphones no final de 2013 já representava 58% de todos os celulares em funcionamento, fatia que era apenas 27% em 2012. São mais de 40 milhões de aparelhos (dados de novembro/2013 do IDC) nas mãos dos brasileiros e este número tende a crescer ainda mais neste ano que estamos iniciando.” (FONTE: http://iabbrasil.net/)
  5. Faça com que uma compra ou cadastro seja feito em poucos cliques, sem pedir informações desnecessárias para o usuário. Lembre-se da frase: “Quanto menos cliques, melhor”. Então seja simples e rápido para evitar desistências no caminho até a página final desejada.

Resumo do artigo:

Falar sobre website é muito amplo, tentei ser o mais breve possível e levantei pontos que considero de suma importância. Sim ,isso é o básico… eu sei, mas muitas vezes é preciso que seja dito para evitar futuras frustrações e fracassos com o seu negócio online. Lançar um site é similar a construir ou alugar um espaço físico para a sua loja.

Quanto tempo você pesquisa antes de construir ou alugar um ponto comercial? Qual o nível de atenção que dá ao espaço? Cada detalhe é muito importante e é essa mesma atenção que deve ser dada quando tratamos do mundo online. Por isso, procure uma agência ou um profissional qualificado para lhe ajudar a alcançar o seu resultado.

Na continuação desse artigo falarei do segundo ponto que todos devem considerar antes de iniciar o projeto no Google Adwords. Até lá 😉

Clique para ler a continuação (Parte 2/4) desse artigo.