Goo.gl – Encurtador de Links da Google Será Descontinuado

Na contramão do que havíamos visto nos últimos anos, em que diversas atualizações e lançamentos foram apresentados, a Google anunciou que o seu encurtador de links, o Goo.gl, será descontinuado.

Atingindo a muitos de surpresa, a gigante da internet veio à público no dia 30 de março de 2018 para informar a sua decisão.

Se você utiliza esse serviço, é importante que leia esse conteúdo até o final, pois, provavelmente, as informações que temos para lhe entregar, tem forte potencial de impacto no seu dia a dia de trabalho.

Vem com o Mestre do Adwords e saiba tudo que você precisa descobrir sobre o encerramento do Goo.gl, o encurtador de links da Google.

O que é o Goo.gl?

Em meados de 2009, a Google lançou oficialmente mais uma ferramenta que viria a compor a sua gama infindável de recursos.

O Goo.gl, nada mais é do que um encurtador de URL’S, também conhecido como encurtador de links.

Sua principal função, como seu nome já revela, é diminuir o tamanho das URLS, tornando-as mais “amigáveis”.

Quando a Google apresentou o Goo.gl, o objetivo era melhorar a comunicação e, claro, a experiência do usuário.

Inicialmente, a solução foi disponibilizada, apenas, dentro das plataformas Google, como Gmail, Toolbar, Reader, Orkut e outros.

Apesar dessa iniciativa, o Goo.gl não foi o primeiro encurtador de links da internet. Muito pelo contrário, em 2009, os usuários já conheciam o bit.ly, tinyurl.com e outros.

Estes, especificamente, nasceram para solucionar a dificuldade de lidar com a restrição dos limites de caracteres dos tweets, que na época era apenas de 140. Os encurtadores permitiram que os usuários compartilhassem mais links, sem ter que abrir mão de suas “mensagens”.

Com a popularidade dessa ferramenta, que passou a ser empregada para outros objetivos, inclusive por donos de sites, blogs e em campanhas de marketing de conteúdo, a Google também resolveu disponibilizar o seu encurtador para todos, a partir de um sitepróprio para a ferramenta.

O Adeus do Goo.gl

Como falamos no início, a Google revelou ao mundo que o seu encurtador de links será descontinuado.

Isso quer dizer que todos os usuários do recurso terão que recorrer à outras opções muito em breve.

Infelizmente para muitos, já há data marcada para que o Goo.gl dê adeus e se despeça após 10 anos de história e funcionamento. Sim, a gigante da internet informou que no dia 30 de maio de 2019o serviço será encerrado definitivamente.

No entanto, essa data vale apenas para os usuários já existentes, ou seja, que já utilizam o encurtador. Novos usuários e pessoas que o utilizam anonimamente, não poderão mais acessar o Goo.gl a partir do dia 13 de abril de 2018.

Aí, você pode querer perguntar:

  • O que vai acontecer com os links que já foram submetidos ao encurtamento?

Quanto a isso, a Google resolveu mantê-los inalterados, mesmo com o fim da plataforma.

Ou seja, se você já encurtou muitos links no Goo.gl, pode ficar despreocupado, pois eles não serão alterados no próximo ano e, portanto, funcionarão como de costume.

Porque a Google Resolveu Descontinuar o Goo.gl?

Muitos profissionais e usuários ficaram sem entender porque a Google resolveu encerrar as operações do seu encurtador de links.

De fato, o anúncio gerou grande polêmica e preocupações. Muitos ficaram descontentes com a notícia, especialmente aqueles que utilizavam a ferramenta em seu dia a dia de trabalho.

Enfim, apesar de tudo isto, a Google justificou a sua decisão. Segundo comunicado oficial, o recurso lançado há quase 10 anos atendia à uma necessidade que hoje não mais supre, afinal, os usuários mudaram a maneira com compartilham informações na internet.

Diante disso, a marca mudou o foco de seus esforços, colocando em primeiro plano os FDL (Firebase Dynamic Links).

Segundo a Google, os seus projetos mais atuais, como o de links dinâmicos, trazem soluções mais adequadas e completas ao comportamento e necessidades do usuário de hoje.

O que é FireBase Dynamic Links (FDL)?

Para quem não sabe, FDL ou FireBase Dynamic Links, trata-se de links inteligentes, capazes de se adaptarem aos mais diversos tipos de plataforma, incluindo, os aplicativos do mobile, nas versões Android e iOS.

A Google os descreve como links que trabalham da forma que você desejar, de acordo com a sua preferência. Afinal, podem se comportar de maneira diferente dependendo da plataforma ou aplicativo.

Com objetivo parecido ao do encurtador de links, o Dynamic Linksfoi feito para disponibilizar uma qualidade de experiência maior aos usuários, especialmente, ao clicar em um link.

Quer um exemplo?

  • Imagine que você tem um aplicativo e um site.
  • Ao utilizar o Dinamic Links para divulgar a sua URL, você proporciona uma experiência mais otimizada à sua audiência.
  • Isso porque o usuário que clica nela, através do mobile, é direcionado diretamente ao conteúdo do seu aplicativo.
  • Já o usuário do Desktop, será levado ao material correspondente no seu site.

Aí você pode dizer…

  • E se o usuário não tiver o meu aplicativo no smartphone?

Simples, a própria plataforma, seja Android ou iOS, vai sugerir que esse usuário baixe o seu aplicativopara consumir o conteúdo que lhe interessou.

Assim que o usuário fizer essa instalação e clicar no app, ele poderá ver a página de destino específica do link.

Como Funciona o FireBase Dynamic Links (FDL)?

Assim como o Goo.gl, você também pode criar links a partir de plataformas oferecidas pela Google, porém, nesse caso, eles são dinâmicos.

Você pode escolher para tal:

  • O Firebase Console
  • REST API
  • IOS Builder API
  • Android Builder API

Ou através de configurações específicas e parâmetrosdiretamente no domínio do seu aplicativo.

De maneira básica, a partir das configurações aplicadas em suas URLS dinâmicas, você pode escolher como cada link vai se comportar quando o usuário clicá-lo. Levando também em consideração a plataforma que ele está utilizando para acesso e navegação.

 

E aí, o que achou da notícia?Acredita que os FDL poderão suprir as necessidades dos usuários do Goo.gl?

Esperamos que esse conteúdo tenha sido muito útil para você.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

4 Motivos para Manter a Frequência de Publicações do seu Blog

A maioria dos profissionais sabe que para compor uma estratégia eficaz de marketing digital, um blogé necessário.

Isso porque, por meio dele e pela aplicação de um bom marketing de conteúdo, é possível:

  • Atrair tráfego de qualidade.
  • Ganhar mais destaque nos rankings de buscas.
  • Gerar interesse.
  • Estabelecer um relacionamento mais próximo e saudável com o público alvo.
  • Informar e doutrinara audiência.
  • Guiar o potencial consumidor no funil de vendas.
  • Gerar mais conversões.

Apesar disso, o que muitos ainda não entendem é que para conseguir usufruir de todos os benefícios citados acima, é necessário tempo e muita dedicação.

Trabalhar marketing de conteúdo através de um blog é uma das estratégias mais eficazes, no entanto os frutos, embora duradouros, demoram para serem colhidos, pois seu tempo de cultivo é mais longo.

Sempre costumamos falar aqui, no Mestre do Adwords, que aliar links patrocinados ao marketing de conteúdo é uma excelente escolha. Já que um complementa o outro, inclusive quanto à velocidade dos retornos.

A questão da dedicação, nesse caso, entra na frequência e consistênciadas publicações. Infelizmente, é onde mais se peca!

Normalmente, os blogs são criados com a intenção de oferecer materiais relevantes, ajudar os potenciais clientes, mas com o decorrer do tempo e com o acúmulo de tarefas necessárias para executar no âmbito profissional, eles acabam ficando um pouco de lado.

É nessa hora que os resultados começam a sumir, já que a frequência das publicações simplesmente não se mantém.

Nós sabemos, encontrar tempo para estudar novas pautas relevantes, produzir conteúdos e postar com regularidade, não são tarefas fáceis de manter no dia a dia.

No entanto, você precisa entender que tudo isso é de suma importância para as suas conversões.

  • Não consegue ver os motivos para tal?

A gente já sabia. Até porque você não é o primeiro e muito menos o último…

Por isso, criamos esse conteúdo. Nós queremos lhe apresentar os 4 motivos para manter a frequência de publicações do seu blog!

Ficou interessado?

Então não fique parado aí.

1˚ Motivo – A Frequência de Publicações Constrói um Relacionamento Próximo

No início, nós falamos que um dos benefícios de manter um blog é o de estabelecer um relacionamento próximocom o seu potencial cliente, lembra?

Isso realmente é verdade, mas só é possível se você mantiver a frequência das postagens.

Afinal, as pessoas precisam da sua presença com constância para se identificarem e confiarem em você. Claro, será muito importante que essa sua “presença” seja atrelada à relevância, caso contrário o efeito pode ser oposto, gerando críticas negativas e pouco reconhecimento.

De maneira geral, o costume de lhe “ver” e consumir seus conteúdos, faz com que o usuário lhe encaixe de forma prazerosa na rotina dele e se prepare para continuar aproveitando o que você proporciona.

Agora, se as publicações perdem a linearidade, a sua audiência também começa a desconfiar e para de voltar para conferir se há algo no blog para ela.

Mais uma vez, não se esqueça da relevância, afinal, não adianta nada publicar todos os dias, se o seu material não tem qualquer qualidade.

Isso também pode gerar um grande afastamento entre sua marca e seu público.

2˚ Motivo – A Frequência de Publicações Traz Melhores Posições e Visibilidade

Uma das vantagens de ter um blog e trabalhar com marketing de conteúdo é também poder aplicar SEO para conquistar melhores posições no ranking dos resultados das pesquisas. O que naturalmente, lhe entrega mais visibilidade, tráfego e resultados.

O grande problema é que não é possível reforçar o SEO e, assim, usufruir de todas as possibilidades que citamos, se você não for frequente em suas postagens.

Pense bem… Se você não tiver consistência, automaticamente, não estará bem posicionado nos rankings de buscas, então perderá visibilidade. Com menos tráfego no seu blog, menores serão as chances de cliques, visualizações e conversões.

3˚ Motivo – A Frequência de Publicações Traz Maior Volume de Interações

Em uma realidade onde as redes sociaissão muito fortes, principalmente, quanto à atração de tráfego, não manter a frequência de publicações no seu blog pode lhe fazer ficar invisível.

Você sabe, atualmente, essas plataformas recebem toneladas de atualizações, de conteúdos, por isso, a frequência também é importante para se manter presente, visível e ativo na lembrança do seu públicoalvo.

Quando você está ali, sempre oferecendo novidades relevantes, a sua audiência naturalmente sente vontade de interagir, o que também aumenta o seu alcance. Algo imensamente importante para quem deseja gerar cada vez mais conversões.

4˚ Motivo – A Frequência de Publicações Pode Lhe Trazer Destaque

Como você viu no início, muitos profissionais ainda não enxergam a importância de manter a frequência das publicações em seu blog.

Embora seja um grande problema, nesse comportamento, pode morar uma enorme oportunidadepara você se destacar, já que ao adotar essa constância, ela será um diferencial da sua marca em relação aos concorrentes.

Se fazer presente dessa maneira, também lhe dará excelentes vantagens, como o de seu blog ser considerado uma referência, uma autoridade, na sua área de atuação.

Então qual a frequência de publicações ideal?

Agora que você descobriu os motivos e as vantagens de manter a frequência de publicações no seu blog. Certamente, está se perguntando o que seria ideal, certo?

A verdade é que não existe uma resposta padrão, uma receita específica. Não podemos dizer para você que 1 publicação por dia é suficiente, por exemplo.

Esse volume ideal você só vai descobrir estudando o seu públicoe o seu negócio. A ideia é que a frequência se mantenha dentro de um nível médio, nem tanto, nem tão pouco.

Isso quer dizer, você precisa oferecer conteúdos o suficiente para suprir a necessidade da sua audiência, sem se tornar cansativo ou ausente.

Diversificar formatos e tamanhostambém pode ser uma boa saída para se manter sempre presente e relevante.

 

E, aí? Gostou do conteúdo? Esperamos que ele tenha sido útil para você.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Até logo!

Forte Abraço.

7 Vantagens que Só Um Evento Presencial Pode Lhe Oferecer

Estamos próximos de mais uma temporada de eventos no marketing digital. Já fez a seleção de quais deles você marcará presença em 2018?

Não?

  • Você é do tipo de profissional que não vê importância em ir aos eventos presenciais?

Calma, você não é o único! Muita gente pensa dessa forma… Os motivos para tal são muitos!

  • Experiências de pouca qualidade.
  • Preço.
  • Temas incompatíveis com o esperado e/ou profissional.
  • Público alvo distante da realidade do visitante.

Enfim, obviamente, para que um evento apresente vantagens, é necessário fazer uma seleção cuidadosa, antes de confirmar a sua presença.

É necessário saber se o público, as temáticas, os profissionais palestrantes, a área de abordagem, batem com a sua expectativa e perfil.

Apesar disso, de maneira geral, pelo menos no Brasil, as opiniões se dividem e o comportamento também, uns ficam muito empolgados e engajados nos eventos, aproveitam cada particularidade para gerar oportunidade.

Outros, não conseguem enxergam vantagens em estar ali, então encaram tudo como uma obrigação, algo sem tanta importância, mas que “faz parte”.

  • Independente de qual seja a sua opinião sobre o assunto, você já parou, de verdade, para analisar quais vantagens só um evento presencial pode lhe dar?

Não?

Então vem com o Mestre do Adwords!

Nós não estamos aqui hoje para tentar lhe convencer de nada, apenas, queremos lhe apresentar algumas peculiaridades que só esse tipo de ocasião pode oferecer.

Dessa forma, você poderá formar ou reformular sua opinião. Combinado?

Confira tudo!

1ª Vantagem – Um Evento Presencial Oferece Networking como Ninguém

Uma das vantagens registradas de um evento presencial é a de oferecer networkingcomo ninguém.

Isso porque, a configuração desse tipo de ocasião torna tudo muito favorável para que os profissionais que ali estão troquem “figurinhas”, conversem, debatam, interajam, troquem contatos…

Muitas vezes, esse tipo de contato surge muito naturalmente, em um comentário sobre a palestra, na hora do coffee break, porque um parceiro antigo lhe apresenta para um outro amigo.

Enfim, dificilmente você conseguirá usufruir de um networking como o oferecido por um evento, principalmente, se ele reunir profissionais da sua área de atuaçãoe/ou interesses.

2ª Vantagem – Um Evento Presencial Desvenda Tendências em Primeira Mão

Quando você vai à um evento e usufrui das palestras, automaticamente, consegue a vantagem de ter contato, em primeira mão, com tendênciasque não serão reveladas, tão cedo, em outro local.

Geralmente, os palestrantes que são convidados para subir ao palco, são aqueles que possuem os melhores resultados, que são autoridades em suas áreas, por isso, podem lhe trazer informações capazes de desvendar o que será muito utilizado no próximo ano.

Obviamente, essas tendências têm grande potencial de lhe proporcionar mais conversões.

Se tratando de marketing digital, esse tipo de vantagem é ainda mais recorrente, uma vez que estamos falando de uma área, relativamente, nova!

Onde as novidades, seja em estratégias, técnicas, plataformas, estudos, são muito comuns.

3ª Vantagem – Um Evento Presencial Oferece Aprendizagem de Alto Nível

Não tem jeito, quando você tem, em um único ambiente, os melhores profissionais reunidos e dispostos à interagirem em prol de um mercado melhor, a aprendizagem ocorre em alto nível.

Em um evento presencial, as oportunidades de adquirir conhecimento de qualidade surgem de todas as partes.

Dos palcos, dos contatos no networking, durante uma conversa despretensiosa na hora do almoço.

Pense bem, esse tipo de ocasião lhe permite fazer parte de uma experiência imersiva, rica em conteúdos relevantes, que dificilmente um curso de meses, poderia lhe oferecer.

4ª Vantagem – Um Evento Presencial Oferece Ambiente Ideal para Insights

Um evento presencial, por contar com a presença de especialistas, profissionais experientes e iniciantes, acaba por se transformar em um ambiente rico de pensamentos, ideias e dicas relevantes. Que podem lhe servir de insights poderosospara o seu negócio.

Às vezes, nem acontece propositalmente, mas uma visão diferenciada do seu negócio, técnica que está aplicando ou público alvo, externalizada em um bate papo ou nos palcos, por exemplo, pode fazer com que o seu mindset se transforme, e o faça enxergar coisas que não via antes.

O conhecimento adquirido também, por meio de um lançamento de um produto ou serviço durante o evento, também pode lhe oferecer insights incríveis para melhorar os seus resultados ou resolver pontos frágeis em seu negócio.

Pode acreditar, é inevitável! Quando você sai de um evento relevante, suas visões se reformulam, seus pensamentos se transformam e as oportunidadesse multiplicam.

5ª Vantagem – Um Evento Presencial Traz a Oportunidade de Formar Parcerias

Como já era de se imaginar, quando você está em um evento presencial, interagindo com centenas de outros profissionais, extremamente engajados, as chances de formar parceriassão incrivelmente altas.

Ali, a maioria das pessoas compartilha de um mesmo propósito, ou seja, conquistar melhores resultados.

Claro, alguns vislumbram ter insights, outros, maior conhecimento sobre a área, ainda há os que procuram por oportunidades de networking, mas no final, o desejo é único, encontrar formas de melhorar seus resultados!

Diante desse desejo e do ambiente propício para interação, muitos acabam por encontrar sócios, parceiros, até mesmo, investidores em eventos!

6ª Vantagem – Um Evento Presencial Lhe Permite Enxergar o Mercado Melhor

Ter contato com diversos profissionais, dos mais diferentes locais do Brasil e, às vezes, até do mundo, lhe permite enxergar o seu mercado de maneira mais ampla, concorda?

Em um evento presencial, estabelecer esse contato não é só possível, como também há a possibilidade de pedir opiniões e avaliações de especialistas sobre a área em que atua.

Diante da sua interação com outros profissionais e das informações colhidas através dela, você também pode fazer a sua avaliação pessoal sobre o setor.

7ª Vantagem – Um Evento Presencial Lhe Permite Fechar Novos Negócios

Assim como um evento lhe entrega a oportunidade de formar parcerias, ele também lhe permite fechar novos negócios.

Porque não aproveitar a presença de potenciais clientes, para se apresentar de maneira relevante, gerar interesse e atrair mais conversões?

É claro que não é preciso ficar fazendo isso o tempo todo, o próprio ambiente vai lhe apresentar chances de “vender” as suas soluçõesde maneira natural.

 

E, aí? O que achou do conteúdo? Já tem uma opinião sobre as vantagens que só um evento presencial pode lhe oferecer?

Esperamos que tenha gostado.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

3 Dicas Simples para Aumentar os Lucros do Seu E-commerce

Quem é que não deseja aumentar os lucros do seu e-commerce? Dificilmente alguém, mesmo que com resultados incríveis, diria que não busca esse tipo de objetivo.

Fato é que aumentar os lucrosé uma das metas mais comuns entre todos os negócios, sejam eles pequenos, médios ou grandes. Físicos ou digitais, da área de moda ou da saúde.

Por outro lado, essa também é uma das metas mais difíceis de ser conquistada. Uma série de fatores contribui para isso, inclusive, o fato de tanta gente persegui-la.

No âmbito dos e-commerces, aumentar os lucros, pode ser ainda mais difícil! Isso porque a concorrência é enorme, as ofertas são abrangentes e as opções de produtos não só crescem em quantidade, mas em qualidade!

Muitos diriam que para melhorar os resultados, a melhor estratégia é oferecer produtos bons, com preços imbatíveis…

Isso geraria um maior interesse, o que aumentaria o volume de vendas e, consequentemente, atrairia um nível mais elevado de lucros.

  • Esse raciocínio está equivocado?

Não! No entanto, talvez, seja uma estratégia impraticávelpor muitos.

É que devido a grande concorrência e outros aspectos da nossa economia, muitas lojas digitais estão trabalhando com itens no limite dos seus preços, ou seja, bem próximo de seu custo. Tornando impossível baixar ainda mais, pois ficaria impossível continuar operando.

Aí, você pode querer questionar:

  • Se eu não consigo aumentar o volume de procura, mesmo trabalhando com a tática dos preços baixos, o que vou fazer para aumentar os lucros?

Podemos resumir a solução que você procura a uma única palavra: Gestão!

Quer entender melhor do que estamos falando?

Então vem com o Mestre do Adwordse confira, nesse conteúdo, 3 dicas simples para aumentar os lucros do seu e-commerce.

Provavelmente, você ainda não pensou no que iremos lhe falar como uma forma de melhorar seus resultados, mas garantimos que, se bem aplicado, pode dar muito certo.

Não fique parado aí!

Como a gestão pode aumentar os lucros do seu e-commerce?

Quando falamos em gestão para aumentar os lucros, estamos no referindo a como o seu negócio se organiza quanto ao controle de despesas.

O raciocínio por trás das dicas que vamos lhe apresentar a seguir é muito simples.

Se você souber como gerenciar de forma assertiva os seus custos, se torna mais simples prever seus resultados e conquistar uma gama maior de possibilidades na hora de ofertar os seus produtos/serviços.

Não entendeu? Bem, se você conhece exatamente os custos do seu negócio, pode administrá-los melhor e, assim, consegue oferecer melhores condiçõespara os seus potenciais clientes na hora da conversão.

Por exemplo, a partir dessas informações, seu e-commerce pode trabalhar em uma estratégia de desconto, brindes, um grande chamariz para outros clientes.

Concorda?

Então vem conferir as 3 dicas simples, mas eficientes sobre gestão que poderão oferecer um maior índice de lucros para o seu e-commerce.

1ª Dica – Procure Otimizar o Fornecimento

Se você trabalha com itens produzidos por terceiros, então você tem fornecedores. Certo?

Mas, se você é o produtor dos itens que comercializa, certamente precisa adquirir algumas matérias primas/serviços, de alguém…

Então você continua tendo fornecedores!

  • Está se perguntando o que isso tem a ver com os seus lucros?

Na verdade, tudo! Até porque, grande parte dos seus custos envolve pagar esses fornecedores.

Para conseguir uma melhor margem de lucros, como conversamos, você precisa otimizar as suas despesas. Lembra?

Nesse caso, você terá que verificar esse âmbito do seu negócio com mais atenção, para então entender se é possível conseguir melhores preços com os seus fornecedores.

Obviamente, será muito importante que você pesquise de forma aprofundada quais as opções de fornecimentos estão disponíveis. Se todos possuem a mesma qualidade, se é possível fazer uma parceria, enfim…

Após fazer esse levantamento e chegar à uma seleção, é hora de partir para a negociação.

Uma boa tática, por exemplo, é negociar descontos, caso você adquira um lote maior.

2ª Dica – Atenção ao Seu Estoque e Frete

Esses são dois pontos diretamente ligados à logística. O seu estoque e o seu frete podem impactar muito nos seus lucros, sabia?

É que se você não tiver total controle do que tem em estoque, pode acabar tendo dois grandes problemas para resolver:

  1. Acúmulode produtos que geram mais custos desnecessários, caso houvesse uma boa gestão.
  2. Faltade produtos, o que gera maiores gastos, já que será necessário negociar às pressas.

No caso do frete, o problema pode ser ainda maior, pois se muito alto, pode afastar os clientes.

Se embutido no preço, aparentando ser grátis para os seus potenciais consumidores, pode acabar tornando as suas ofertas pouco atrativas ou, ainda, gerando custos muito altos ao seu e-commerce.

Para não ter que lidar com esse tipo de problema e, sobretudo, ter a chance de aumentar os lucros, procure encontrar opções mais maleáveisquanto ao estoque e soluções mais previsíveis quanto ao frete.

Isso quer dizer, procure fazer um bom planejamento estimando o volume ideal do seu estoque, com base nas suas vendas e resultados anteriores, além de outros fatores variáveis ao seu mercado. Quando chegar a esse valor, negocie com os fornecedores.

E, não se esqueça de verificar suas opções de frete, entendendo se uma transportadora particular, por exemplo, pode lhe oferecer melhores condições que os correios.

3ª Dica – Explore mais o Marketing Digital

Provavelmente, você está questionando essa dica, não é verdade? Como explorar mais o marketing digitalpode lhe fazer aumentar os lucros do seu e-commerce?

Calma, você vai entender!

No marketing digital, podemos contar com ferramentas absolutamente incríveis, com baixo custo, capazes de nos direcionar melhor.

Não entendeu?

É simples. Se você sabe, por exemplo, como o seu público se comporta, o que ele deseja, o que ele precisa, fica muito mais simples gerar uma venda. Certo?

Com o marketing digital, não é tão complexo conseguir essas informações! Até porque, toda ação nesse ambiente é completamente mensurável.

Além disso, por ser mais acessíveis que outros canais, geralmente, o ROI das campanhas geradas e divulgadas na internet é bem melhor.

 

E aí, pronto para colocar a mão na massa?

Esperamos que tenha curtido o conteúdo e as dicas.

Até breve.

Forte Abraço.

 

Como Fazer a Divulgação de Um Produto? – 3 Hacks Infalíveis

Você teve uma ideia incrível, trabalhou muito nela, estudou o mercado, o público alvo, descobriu que ali morava um potencial incrivelmente grande de sucesso, criou o produto e, por isso, sua expectativa está a mil!

Ou…

Você, em um belo dia, acabou descobrindo um produto incrível que poderia lhe entregar excelentes retornos, se bem trabalhado!

No entanto, independente do caso que se enquadre acima, mesmo tudo se mostrando muito favorável, você se viu diante de uma barreira aparentemente intransponível! Como fazer a divulgação de um produto?

  • Diante da quantidade de conteúdos e ofertas disponibilizados hoje, será que eu conseguirei a atenção do público?
  • O que eu faço para dar destaque ao meu produto?

É difícil encontrar respostas, não é mesmo?

Fique tranquilo! Até porque você não é o primeiro e nem o último a ter dúvidas como essas.

Muitos profissionais, até mesmo com produtos incríveis, acabam tendo dificuldades em transpor essa barreira.

Afinal, não é muito simples criar uma estratégia capaz de atrair, engajar e conquistarum público para que ele converta!

  • Isso significa que você deve desistir?

Jamais!Até porque dificuldade não é a mesma coisa que impossibilidade!

Barreiras estão aqui para serem ultrapassadas, as dificuldades podem nos ensinar e muito, basta que programemos a nossa mente para enxergar essas oportunidades.

Para lhe ajudar nessa empreitada, preparamos um conteúdo especial. Nele, você poderá conferir 3 hacks infalíveisque vão lhe guiar no entendimento de como fazer a divulgação de um produto.

Certamente, você sairá daqui com boas ideias para criar uma estratégia de marketing poderosa!

1˚ Hack – Invista nas Redes Sociais

As redes sociais são, atualmente, espaços muito favoráveis para quem deseja fazer a divulgaçãode um produto.

Principalmente, porque o perfil do público que frequenta essas plataformas é de descobrir novidades, conhecer um pouco mais e interagir.

Ali, geralmente, estão pessoas dispostas e abertas para o novo! Outro ponto bastante forte é que, dificilmente, hoje, alguém não tenha um perfil, ao menos, em uma rede social. O que torna quase impossível que o seu alvo não esteja presente nesses ambientes.

Aí você pode dizer:

  • As redes sociaissão muito disputadas. Como eu vou fazer para me destacar e atrair a atenção do meu potencial cliente?

Antes de qualquer coisa, não se limite a esse pensamento! É verdade sim que são produzidos e compartilhados conteúdos em toneladas nessas mídias. No entanto, é possível diversificar muito também, tanto em estratégias, como em plataformas.

Por exemplo, o Facebook é a rede social mais popular do momento, isso permite que você, ao divulgar um produto na rede, conquiste um alcance incrível.

Porém, caso essa não seja a sua meta, é possível trabalhar com o Face Ads, aplicando segmentações bastante específicas, o que direcionará o seu produto de maneira mais restrita e assertiva.

A diversidade de estratégias para esses canais é tão ampla que você não precisa se manter apenas no Facebook, investindo em publicidade paga, poderá também trabalhar no Twitter, no Instagram, no WhatsApp, Pinterest, Youtube, entre outras.

De fato, tudo dependerá do perfil do seu público e, claro, do tipo de produto que quer tornar conhecido!

Estude seu alvo, o seu produto, mercado e concorrentes e então faça uma análise da rede social com maior potencial de retorno dentro desses parâmetros.

Dessa forma, você descobrirá qual tipo de conteúdo e abordagem adotar!

2˚ Hack – Elabore uma Estratégia de Marketing de Conteúdo

Não adianta tentar divulgar um produto através, apenas, de ações promocionais! Embora as opções de Adssejam excelentes, elas não são o suficiente para lhe trazer o sucesso.

Se o potencial consumidor não conhecer o que você está oferecendo, ele não comprará o item porque ele tem um bom preço, por exemplo!

Se coloque como consumidor e responda com sinceridade…

  • Você compraria um produto que acabou de conhecer através de um anúncio promocional? Que estivesse com um preço de liquidação?

Provavelmente não, certo? Porque esse tipo de situação causa uma certa insegurança.

  • Porque será que aquele produto novo é tão barato? É confiável? É bom?

Os consumidores hoje, para adquirem algo, precisam conhecer, confiar, e, sobretudo, estarem engajados.

Por isso, uma das melhores formas de fazer a divulgação de um produto é elaborando uma estratégia de marketing de conteúdo, como forma de impulsionar ainda mais o Ads.

Com o marketing de conteúdo, é possível atrair tráfego de qualidade, informar, engajar, doutrinar, criar uma relação próxima, abrir o canal de comunicação e gerar conversões.

Através de um blog simples, de boa navegabilidade e experiência, você pode entregar conteúdos relevantes e capazes de guiar o potencial cliente na sua jornada de compra.

As redes sociais também podem ser utilizadas para divulgar esses conteúdos! Assim como uma boa estratégia de e-mail marketing.

Consegue ver como tudo se encaixa?

3˚ Hack – Busque Parceiros Relevantes

Que tal procurar parceria com plataformas ou pessoas que já tenham visibilidade com o público que você deseja atingir?

Embora pareça um investimento mais alto, os resultados também poderão ser bem mais rápidos, caso você encontre parceiros relevantes.

Atualmente, temos diversas possibilidades nesse sentido, entre eles influencers, canais no Youtube, blogs e sites, e, até mesmo, plataformas de afiliados.

Se você é o produtor, por exemplo, pode elaborar um programa de afiliados ou, ainda, disponibilizar o seu produto em plataformas já consagradas, como a Hotmart e a Lomadee, entre dezenas de outras.

Nesse último caso, ainda, você pode trabalhar com comissões, onde pagará aos seus afiliados, somente quando eles realizarem vendas.

Interessante, não? Claro, se for escolher uma ferramenta em especial, é preciso que você verifique as premissas trabalhadas nela, antes de colocar a estratégia em prática.

 

É claro, existem muitas outras formas de fazer a divulgação de um produto, no entanto, essas que apresentamos, sem dúvidas, pode lhe proporcionar um bom início. Independente do seu tipo de negócio, nicho de mercado ou público alvo.

Você só não pode esquecer que, independente da estratégia que adotar, o seu planejamentodeve estar bastante organizado e claro. Afinal, ele precisa estar alinhado com as ações que pretende executar.

Só assim será possível usufruir dos melhores resultados!

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você.

Desejamos-lhe sucesso sempre.

Forte Abraço.

Quero abrir um negócio e não tenho dinheiro – Como Conseguir?

Pode ser que devido ao cenário atual, com resquícios ainda fortes da crise que abateu o país, você tenha pensado várias vezes: Quero abrir um negócio e não tenho dinheiro! Como posso conseguir? Isso é possível?

Saiba que você não está sozinho nessa situação! Muitos profissionais, brasileiros, com espírito empreendedor, passaram e ainda passam por isso, afinal, uma das principais barreiras para conquistar o objetivo de ter seu próprio negócio, é a financeira!

  • Será que é possível, de verdade, começar um negócio do zero?
  • Será que não ter dinheiro é impeditivo para não levar o seu projeto adiante?

De imediato, nós, do Mestre do Adwords, temos duas excelentes notícias para você.

Primeira, apesar de parecer um sonho distante, sim é possível começar um negócio do zero e conquistar o sucesso.

E, segunda, não ter um orçamento positivo não é motivo para que você não abra o seu negócio.

Gostou das notícias, mas não sabe como conseguir abrir um negócio sem ter dinheiro?

Então vem com a gente!

Preparamos, através desse conteúdo, algumas dicas simples, mas poderosas que são capazes de lhe fazer avançar rumo à realização do seu sonho.

Não perca tempo, pois quanto antes você começar, mais rápido os resultados surgirão.

Preparado? Então confira tudo e anote, caso acredite ser necessário consultar depois!

1ª Dica – Elabore um Plano de Negócio Completo

Provavelmente, se você estudou o universo empreendedor, já sabe do que se trata um plano de negócio, certo?

Bem, ele é bastante importante para que a sua grande ideia seja realmente viabilizada, não só por você, mas por outras pessoas, que possivelmente, possam vir a ser parceiros e/ou investidores.

Antes que você diga que não tem dinheiro para elaborar um plano de negócio completo, saiba que é possível fazê-lo, sem ter que investir nada, à não ser sua dedicação e tempo.

Você pode estar se perguntando nesse momento:

  • Ok, então como fazê-lo?

Inicialmente, o que você deve ter em mente é que o seu plano de negócio tem como um dos objetivos principais “apresentar” a sua grande ideia à outras pessoas. Isso fará com que você tenha cuidado aos detalhes, expondo asbases e as estruturasque podem fazer o seu negócio dar certo!

O segundo passo é estudar ao máximo todos os âmbitos que o seu negócio interage. Ou seja, mercado, concorrentes, público alvo, valor de investimento, de início e ao longo do tempo.

Claro, a partir dessas informações, você apontará no seu plano quais são as metas, objetivos, ações, estratégias, entre outras coisas, para abrir e manter o seu negócio.

Ao criar um plano de negócio completo, você terá uma visão mais amplasobre as possibilidades e os riscos, tornando mais fácil também proporcionar que outros possíveis interessados possam enxergar do seu ponto de vista!

Não se esqueça também de incluir nesse plano, ao menos, uma projeção de investimento financeiro, bem completa e exemplificada em seus detalhes. Isso vai otimizar as suas ações como um todo, inclusive, em nível de prioridades.

2ª Dica – Aposte nas Soluções do Mercado Digital

Um dos grandes diferenciais do mercado digital, é que ele trouxe aos pequenos e médios negócios, a possibilidade de terem em mãos excelentes soluções com menor custo.

Por exemplo, se você tem o sonho de abrir um negócio, pode utilizar o mercado digital para trabalhar o marketing, sem ter que investir rios de dinheiro para chegar ao objetivo.

Outro aspecto bastante positivo é que diante da internet, hoje, não é mais obrigatoriamente necessário ter um negócio físico, com dezenas de funcionários, com estrutura repleta de máquinas…

Enfim! Você pode começar a trabalhar dentro da sua própria casa ou no escritório em horários livres. Não precisa deixar seu emprego, caso tenha, para se dedicar exclusivamente ao novo negócio. É totalmente possível conciliar, até que haja uma estrutura mais forte.

O que estamos tentando lhe dizer é que, provavelmente, a sua ideia pode ser transformada em um negócio digitalmais enxuto, pelo menos no início, o que vai lhe proporcionar construí-lo mesmo não tendo dinheiro.

3ª Dica – Cogite Usufruir de Linhas de Crédito

Atualmente, o empreendedor pode contar com diversas opções de linhas de crédito. Tanto específico, como investidores especializados em áreas de mercado, quanto padrões, como os bancos em geral.

A verdade é que, por mais que seu negócio não precise de dinheiro para ser aberto, para crescer, ele provavelmente, precisará de algum incentivo financeiro, mesmo que reduzido.

Por isso, uma das suas opções para não deixar seu sonho para depois é cogitar usufruir de linhas de crédito disponíveis.

Verifique com o seu banco, com investidores-anjo, com possíveis sócios ou até mesmo em programas de incentivo oferecidos pelo governo.

Há também espécies de concursos que oferecem aportes como premiações, no caso de startups, por exemplo!

Em todo o caso, como falamos no início, vai ser muito importante que tudo esteja organizado, que seu plano de negócioseja completo e bem executado e, claro, em caso de empréstimos, que seu nome esteja apito para conquistar o crédito.

4ª Dica – Use Suas Habilidades para Conquistar Parceiros

Embora sejam importantes, as parceiras financeiras não devem ser as únicas que você deve procurar conquistar!

De maneira geral, um negócio precisa de outros incentivos para crescer e ser consolidado. Concorda?

Por exemplo, que tal fechar uma parceria para divulgação? Indiretamente, você pode estar abrindo portas para gerar lucros. Um bom canal que conversa com a audiência que você deseja atingir, pode ser um excelente parceiro.

Assim como uma parceria com um fornecedor, pode lhe oferecer maiores oportunidades de se destacar em seu mercado.

Aí, você pode querer dizer:

  • Como eu vou fazer para conquistar esses parceiros?

A resposta é simples! Utilizando as suas habilidades. Como a sua boa comunicação, o seu entusiasmo, o seu plano de negócio, a sua persuasão.

Consegue visualizar que o dinheiro não é tudo quando o assunto é abrir um negócio?

Talvez, estar nos lugares oportunos na hora ideal, lhe dará maiores chances de encontrar o sucesso, do que se você tivesse verba o suficiente para investir!

Agora é com você.

Esperamos ter lhe ajudado.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Até logo!

Facebook Pixel – Saiba o Que É, Como Instalar e Utilizá-lo

Provavelmente, você já ouviu falar no Facebook Pixel, mas há muitas chances também de que não saiba exatamente do que se trata e, muito menos, como utilizá-lo adequadamente.

Acertamos?

Tudo bem, se esse for o seu caso, não se preocupe!

Embora essa falta de conhecimento possa ser prejudicial para os seus rendimentos, trata-se de uma situação totalmente reversível!

E, hoje, o Mestre do Adwordsestá aqui para lhe ajudar justamente a entender tudo de mais importante sobre o assunto.

Você vem com a gente?

Descubra agora de maneira simples, rápida e descomplicada o que é o Facebook Pixel, como instalar, utilizá-lo e muito mais!

Afinal, o que é Facebook Pixel?

Sem muitas delongas, o Facebook pixel é, nada mais, que um recurso oferecido pela rede social mais popular do planeta.

Suas principais funções são realizar o monitoramentoe a geração de relatórios com métricas, que têm o potencial de melhorar o desempenho de suas campanhas, se analisadas corretamente.

A ferramenta é disponibilizada para anunciantes do Facebook Ads e é instalada através de um código que é inserido em páginas do seu site/blog.

Como funciona o Facebook Pixel?

A partir do momento que você instala o pixel do Facebook em suas páginas, o monitoramento das ações do seu tráfego começa a funcionar.

Com isso, é possível que você conheça melhoresse potencial cliente, entendendo seus comportamentos e necessidades.

De maneira geral, o funcionamento do pixel lhe permitirá otimizar campanhasdo Facebook Ads, atraindo melhores resultados.

É possível aplicar o recurso com o objetivo de criar campanhas de retargeting. Desse modo, você consegue abordar novamente um potencial consumidor que demonstrou interesse em um primeiro momento, mas por algum motivo ainda não converteu.

Por exemplo…

Se você tem o pixel instalado no seu site, certamente conseguirá descobrir que determinado usuário acessou a página de um produto e não o comprou!

Para tentar fazer com que ele volte e realize a aquisição, você pode usar os dados colhidos pelo pixel para direcionar uma campanha do Face Ads a ele, apresentando um desconto para a compra do produto.

Quer acompanhar as conversões?O código também lhe permite fazer isso!

Independente de qual seja a ação definida como conversão, o pixel pode lhe entregar dados poderosos, capazes de tornar a mensuração dos seus resultados algo muito simples e claro.

Por exemplo, se você quiser saber o seu ROIem relação a essa conversão, bastará verificar o relatório.

Com um mecanismo inteligente, o recurso oferecido pelo Facebook analisa os perfis dos usuários que realizaram conversões e passa a buscar padrões parecidos, lhe dando a oportunidade de criar campanhas efetivamente mais bem direcionadas.

Interessante, não?

Quer saber como criar e instalar o Facebook Pixel?

Então continue com a gente.

Como criar o meu Facebook Pixel?

Apesar de não parecer, criar um pixel do Facebook para você não é uma tarefa complexa. Muito pelo contrário, em alguns segundos é possível concluir a ação com sucesso.

Para começar, basta que você faça logincom a conta desejada no Facebook e vá até ao Gerenciador de Anúncios.

Chegando lá, siga o passo-à-passo simples:

  1. Procure pelo botão “Criar um Pixel”, caso não encontre, pesquise por esse nome na barra de pesquisas, localizada na parte superior direita.

 

  1. Ao encontrar, clique no botão verde com essa inscrição, em seguida nomeie o seu pixel. Atenção, coloque um nome que você consiga identificar facilmente depois, para que não haja equívocos nas atribuições e análises futuras.
  2. Chegou o momento de aceitar as condições, políticas e termos. Nós sabemos que você quer terminar logo, mas não deixe de ler tudo, antes de clicar na opção “concordo”.
  3. Passada essa etapa, agora é só selecionar “Criar Pixel”.

Assim que você finalizar esses passos, visualizará um código, trata-se do famoso Pixel do Facebook. Copie-o e guarde para consultar em breve.

Já finalizamos a primeira etapa, mais inda não acabou!

Vai ser preciso que você realize a instalaçãodele em seu site/blog.

Atenção: Pode ser que por um acaso, você já tenha criado um pixel em outro momento, mas não sabe. Para verificar se ele existe, basta ir ao gerenciador e clicar no botão “Configurar Pixel”. Nessa página, caso exista, você visualizará o código.

Como Instalar o Facebook Pixel em Meu Site?

Existem diversas maneiras de instalar o Facebook Pixel e, na grande maioria das vezes, tudo dependerá da plataforma que você utiliza.

De maneira geral, independente do site, o pixel do Facebook deve ser colocado no cabeçalho html, entre os códigos <Head> e </Head>.

No entanto, como sabemos que a maioria das pessoas utiliza WordPress, nós vamos ensinar como fazer a instalação nessa plataforma.

Siga os seguintes passos:

  1. Vá até o menu de configurações do seu tema no WordPress.
  2. Procure pela Aba “Header and Footer Scripts”.
  3. Lembra do código que você guardou na primeira etapa? Pegue-o e cole dentro do box. Salve.

Outra opção para instalar e configurar o pixel de maneira mais completa é utilizar os plug-ins disponíveis para WordPress.

Um deles é o OptimizePress! Para utilizá-lo, basta:

  • Entrar na sua conta.
  • Ir até a “loja”de plug-ins e buscar por “OptimizePress”.
  • Faça o Download e a instalação.
  • Abra o plugin, localizado na lateral, ao lado esquerdo da tela.
  • Selecione o Dashboard e em seguida vá ao “Analytics and Tracking”.
  • Localize o primeiro bloco, esse é o espaço destinado ao pixel. Cole o código e clique em “Save Settings”, na parte inferior direita da página.

Pronto! Agora seu pixel já está instalado!

Como instalar o Pixel do Facebook Via Gerenciador de Tags do Google?

Pode ser que, mesmo lhe mostrando as opções acima, você prefira, assim como diversos outros anunciantes, instalar o pixel do Facebook via gerenciador de tags do Google.

Para isso, você vai precisar:

  • Acessar o Google Tag Manager
  • Logar na sua conta.
  • Clicar no botão para adicionar uma nova tag.
  • Clique em “Configurações da Tag”.
  • Selecione a opção “Html Personalizado”
  • Cole o código gerado na criação do pixel.
  • Marque a opção “Uma vez por página” na aba “Definições Avançadas”.
  • Selecione “Triggering”.

Não esqueça de verificar se a opção, “Todas as páginas”, está marcada. Agora, basta nomear e salvar a sua tag. Clique em publicar.

Agora é com você! Tudo está pronto para que coloque a mão na massa e aproveite o melhor que o recurso tem a lhe oferecer.

Esperamos ter lhe ajudado.

Forte Abraço.

3 Conselhos Sobre Marketing Digital que Você Deve Ignorar

Quando se trata de marketing digital, é inevitável que surjam milhares de conselhos de todos os lados.

Sejam de especialistas, amigos ou profissionais que testaram e aprovaram técnicas e estratégias.

É quase impossível escapar ileso de um palpite quando o assunto é esse, não é mesmo?

  • Mas, você já parou para pensar quando você deve aceitar e quando ignorar esses conselhos?

É bem complicado encontrar uma resposta padrão para essa situação. Já que como costumamos dizer sempre, não existe ainda uma fórmula perfeita que se encaixe em todos os negócios, quando o assunto é marketing digital.

Estamos lhe dizendo isso porque esse é um setor do mercado, relativamente novo. Apesar de já haver opções de cursos, ainda não há alternativas que formem profissionais de maneira suficientemente aprofundada.

Pode investigar! A maioria das pessoas que já estudou o marketing digital por meio de cursos, tem a sensação de que não obteve o suficiente.

  • A culpa é da faculdade, do produtor do curso ou da metodologia?

Provavelmente, não! É que estamos tratando de uma área muito ampla, nova e que frequentemente se atualiza. Muito mais do que outras mais tradicionais.

Já percebeu?

  • Bem, então só nos resta fazer testes e correr riscos em meio à estudos e modelos de sucesso?

Também não é para tanto! O segredo está no filtro e na adaptabilidade.

Não entendeu muito bem?

Calma, a gente explica.

Para que você tenha mais chances de obter sucesso em suas táticas, é necessário filtrar o que você recebe e adaptar à sua realidade.

Óbvio, o filtro também serve para ajudar a discernir de quem vale a pena ouvir e/ou se inspirar!

De fato, os especialistas no assunto, os modelos de negócio de sucesso, as obras relacionadas a eles, podem lhe ensinar muito, desde que você tenha a habilidade de analisar e adaptaro que aprendeu dentro da sua necessidade e realidade.

Aí você pode estar se perguntando…

  • Como eu faço para filtrar isso? Quando eu sei que os conselhos se aplicam a mim?

É realmente algo complexo. Afinal, dificilmente um profissional ou empresa serão iguais a você ou ao seu negócio.

Então as experiências adquiridas por esses exemplos de sucesso e fontes de inspiração bem-sucedidas podem se distanciar muito da sua realidade por dois motivos:

  1. A experiência e exemplo são muito segmentados, não servindo para o seu tipo de negócio.

 

  1. São muito exclusivos, fazendo com que você, como iniciante, empresa de pequeno e médio porte, não tenha condições de ter acesso efetivo a eles. Nem justificativas para procurá-los, já que as soluções apresentadas são complexas ao ponto de não atender às suas necessidades.

Ficou desanimado?

Relaxa! Esse não é o nosso intuito, a ideia aqui é lhe orientar para que você possa contar, apenas, com os melhores conselhos, sem perder tempo com aqueles que não vão agregar em nada na sua trajetória.

Quer saber como fazer isso?

Então confira 3 tipos de conselhos sobre marketing digital que você deve ignorar.

Vem com o Mestre do Adwords!

Otimizar até antes de começar é o ideal para obter sucesso

Pare e pense! Agora, responda com muita sinceridade, baseando o seu raciocínio na realidade do seu negócio hoje:

  • O que adianta otimizar qualquer estratégia, seja e-mail marketing, campanhas de links patrocinados, conteúdo, captação de leads, se você ainda não tem, sequer, um parâmetro básico?

O que estamos tentando dizer é que não adianta ouvir o conselho de otimizar os seus anúncios, por exemplo, se você nunca nem exibiu eles à um número satisfatório de pessoas.

Se você está começando, o melhor é ir com calma e encaixar cada tática na hora certa, ou seja, quando houver a verdadeira necessidade.

Otimização quase sempre não é o primeiro passo, nem o segundo…

Ela se encaixa quando a possibilidade de melhorias se apresenta com forte potencial, elevando seus resultados consideravelmente. Caso contrário, o retorno nem justificará o esforço, o investimento, mesmo que seja de tempo somente.

Por exemplo, se você tiver rodando uma campanha Adwords e perceber que está com uma taxa de conversão de apenas 5%,recebendo somente 100 visualizações… Concorda que otimizar com a meta de aumentar a conversão para 10%, talvez, não compense seus esforços?

Ao invés disso, seria mais prudente aguardar mais um tempo e analisar mais profundamente o perfil dos usuários que convertem, o seu mercado e até mesmo, o seu produto/serviço.

 

Antes de seguir um conselho, sinta o seu negócio. Você saberá fazer isso melhor do que qualquer profissional de sucesso que lhe serve de inspiração!

Estar em Todas as Redes Sociais Garante Sempre os Melhores Resultados

Definitivamente esse é um conselho que você não deve seguir. Especialmente, se o seu negócio está começando ou é de médio/pequeno porte.

  • Porque estamos dizendo isso?

Pelo simples fato de que para marcar presença de maneira relevante em cada uma dessas plataformas, é preciso investir muito em duas frentes que, talvez, ainda não estejam sobrando na sua empresa. Isso quer dizer, tempo e dinheiro!

Quando estamos começando ou não temos um grande porte, precisamos ter inteligênciana hora de criar estratégias e adotar atitudes. Isso porque um passo em falso pode nos fazer fechar as portas inesperadamente.

No caso das redes sociais, muitos dizem que elas são absolutamente incríveis para conquistar melhores resultados e é verdade, no entanto, existe uma ressalva nessa afirmação…

Para conquistar esses resultados, é necessário investir. E conseguir fundos para esse volume de investimento, talvez, não seja uma realidade palpável para todos.

E, tem mais! Cada plataforma exige uma abordagem, um tipo de conteúdo, um modelo de anúncio, uma linguagem e para ajustar tudo isso, você será obrigado a investir ainda mais.

Por isso, ao invés de estar presente em todas as redes sociais, foque nas principais, ou seja, naquelas em que os seus potenciais clientes estão mais presentes e ativos.

A Melhor Estratégia Para Quem Está Começando é Focar No Ranking do Google

O Google é imensamente importante? Sim! Ele pode lhe oferecer uma maior visibilidadee, consequentemente, melhores resultados? Também…

O grande problema é que ranquear para as primeiras posiçõesdo buscador mais influente do mundo não é uma tarefa simples, fácil e rápida.

Especialmente, se você estiver começando!

Nós não estamos querendo lhe desencorajar. Apenas queremos que você entenda que focar, apenas, em ranqueamento no início não vai garantir posições extraordinárias de imediato! Pior ainda se as palavras-chaveque você escolher forem muito disputadas.

Entenda, a maioria dos fatores de ranqueamento do Google leva em consideração a sua relevância, a sua autoridade no assunto, e isso também envolve o seu tempo de atuação.

É impossível conseguir liderar as Serps? Não!

Mas, talvez, focar somente nisso seja frustrante…

Por isso, para evitar perdas em um momento que o mais interessante é contabilizar ganhos, invista em áreas diversificadas, visando construir bases sólidaspara o seu negócio, antes de tentar construir novos pavimentos!

Pense em criar um blog com conteúdos relevantes, esteja na rede social onde seu público seja maior, trabalhe com palavras-chave um pouco menos competitivas, tenha um site com estrutura amigável…

Dê um passo de cada vez…

O sucesso é consequência de ações bem estruturadas e adequadas à realidade do seu negócio.

É isso! Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você.

Até breve.

Forte Abraço.

Facebook Vai Acabar? – Saiba Tudo Sobre o Impacto do Escândalo

Nas últimas semanas, um forte escândalo evolvendo o Facebook e aCambridge Analyticaganhou o mundo.

O debate a cerca do assunto foi e ainda está sendo intenso. Todo mundo discute qual será o real impacto da “crise” que se instalou na rede social e, claro, se o Facebook vai acabar!

Apesar de ser um dos episódios mais polêmicos envolvendo a plataforma, não é a primeira vez que o Facebook figura nesse tipo de cenário, colocando em checka sua longevidade.

Por volta do segundo semestre de 2016, Eric Jackson, um analista de mercado e investidor da Ironfire Capital, fez previsões sobre a ferramenta de Mark Zuckerberg.

Suas conclusões foram diretas… Diante de seu faturamento, o Facebook não durará muito. E ainda prognosticou, em 2020ele vai acabar!

  • Será que o analista estava correto?
  • Será que ele sabia de algo que viria a explodir nessa crise?

De fato, os motivos apontados por ele na época, foram outros, nada diretamente ligado ao escândalo atual. Dentre eles, a questão de a rede social estar na internet e não nas empresas de produtos mobile.

Além de que o Facebook vem sofrendo constantes quedas em seuvalor de mercado. As ações que foram iniciadas a R$77, em poucos dias, já estava valendo R$55.

  • No entanto, será que esse episódio se trata de mais um que endossa o inevitável fim do Facebook?
  • Será que é melhor começar a se preparar e montar um plano B, pensando em novas estratégias de marketing?
  • O Facebook vai ser abandonado por todos os usuários?

Calma! Antes de se desesperar e pensar nos possíveis impactos que essa queda poderia trazer ao seu negócio, vem com o Mestre do Adwordse entenda tudo sobre o assunto!

Aqui, nós pretendemos lhe ajudar a entender o caso. Dessa forma, você poderá tirar suas próprias conclusões sobre se o Facebook vai acabar ou não!

Não fique parado aí, confira tudo.

Como Começou o Escândalo que Envolve o Facebook e a Cambridge Analytica?

Para você entender o real impacto desse escândalo, e se ele tem potencial para fazer o Facebook acabar, é necessário saber como tudo começou e evoluiu.

O fatídico dia que a notícia ganhou o planeta foi 17 de março de 2018. Tudo ocorreu quando um ex-contratado, Cristopher Wylie, da empresa de consultoria, Cambridge Analytica, divulgou que seus contratantes extraiam dados de usuários sem autorização.

Basicamente, a agência de consultoria, por meio de testes disponibilizados aos usuários nas redes sociais, como o Facebook, coletava os dados das pessoas que participavam e, ainda, de seus amigos.

Aí você pode dizer…

  • Qual o problema? Diversos aplicativos conectados às redes sociais fazem esse recolhimento de dados…

O problema número 1 é que as informações não foram só recolhidas de quem fez os testes, mas também de toda a lista de amigos conectados a esse perfil.

O que gerou um vazamento de dados de mais de 50 milhões de contas cadastradas na rede.

O segundo grande ponto é que essas informações foram utilizadas para fazer campanhas em prol do presidente eleito dos Estados Unidos em 2016, Donald Trump.

E o terceiro, todo esse recolhimento de dados foi feito a partir de uma brecha nas políticas de privacidade do Facebook.

Não podemos deixar de considerar também que a maioria dos usuários não leem esses termos. Certo?

Obviamente, que ao explodir a notícia, houve uma sensação generalizada de insegurança, de violação de privacidade!

Só para que você entenda melhor, até poucos dias, a rede social de Mark Zuckerberg já tinha desvalorizado cerca de 100 Bilhões em Valor de Mercado.

Vamos resumir os acontecimentos para avançar ainda mais no caso…

  • Como todo mundo deveria saber, o Facebook possui uma política de uso, segurança, privacidade e publicidade. Que cada usuário declara estar de acordo quando criar um perfil na plataforma.
  • A agência de consultoria Cambridge Analytica, por meio de testes, usou o Facebook e recolheu informações de mais de 50 milhões de contas.
  • Os dados obtidos foram utilizados para basear a campanha do presidente americano, Donald Trump, em 2016.
  • Diante da aquisição “ilegal” de dados, houve uma sensação generalizada de insegurança, por parte dos usuários do Facebook e especialistas, que já estão começando a indicar que todos deixem a rede.

Tudo entendido até aqui? Então vamos adiante!

A Evolução do Escândalo e os Papéis do Facebook e Cambridge Analytica Nele

Está claro que ambas empresas estão como protagonistas do escândalo, no entanto cada uma delas tem papel diferente na história.

O Facebook, como falamos acima, tem uma política e termos de uso que envolvem publicidade, privacidade, segurança, entre outros aspectos, assim como todas as outras ferramentas digitais que utilizamos atualmente.

No caso da rede social de Mark Zuckerberg, a última atualização dessas “regras” ocorreu em 2011, entre elas, está descrito que o Facebook pode oferecer dados à outras plataformas que eles façam parceria.

Resumindo, a rede social mais popular do planeta concede diversas informações, porém quase sempre de maneira anônima, preservando dados mais exclusivos às parcerias.

Na época, ficou decretado que qualquer nova modificação deveria ser comunicada aos usuários da plataforma.

Conhecendo essa “falha”, a Cambridge Analytica iniciou a sua atuação e usou um aplicativo parceiro do Facebook para recolher dados e “vazá-los” posteriormente em seu favor.

Não entendeu? Calma, a gente explica!

Vamos voltar em 2015, época em que se preparava a campanha que levaria o presidente americano, Donald Trump, a ser eleito posteriormente.

Entre as estratégias utilizadas para basear a campanha de candidatura, estava um teste de personalidadeaplicado por meio de um aplicativo parceiro do Facebook, hoje alvo de investigações que centralizam a grande crise.

O responsável pela elaboração desse teste foi Aleksandr Kogan. O pesquisador trabalhou legalmente, inclusive, disponibilizado o teste de maneira prevista dentro das regras do Facebook, já que o aplicativo é autorizado.

O teste foi um sucesso, quase 280 mil pessoas o fizeram, o que levou ao recolhimento de informações de mais de 50 milhões de usuários.

A grande virada ocorreu quando Kogan “vazou” os dados obtidos à uma empresa terceira, não parceira do Facebook, a Cambridge Analytica.

Foi aí que a agência particular de análise de informações e criação de personas para gerar campanhas extremamente influentes entrou no jogo.

Como você já deve imaginar, os dados obtidos ilegalmente têm forte potencial de terem sido utilizados pela Cambridge Analytica para influenciar eleitores na ocasião que levou Trump à presidência dos EUA.

Ficou comprovado que a empresa estava envolvida na campanha!

Nesse momento, você pode estar pensando…

  • O que o Facebook tem com isso? Além do fato de alguém ter se aproveitado de uma brecha para coletar dados e distribuir ilegalmente?

A história é muito mais complexa do que você imagina e o Facebook está bastante envolvido.

Veja bem…

  • Sabe o aplicativo parceiro que Aleksandr Koganutilizou para fazer o teste e, assim, coletar dados dos usuários?

Pois bem, Mark Zuckerberg descobriu quando o vazamento ocorreu para a Cambridge Analytica e, como medida, baniu o pesquisador e seu app, além de ordenar que as informações repassadas fossem deletadas por completo.

Sem grandes alardes, na época, aparentemente, o procedimento foi feito com sucesso.

Apesar disso, diante dos recentes acontecimentos, tudo indica que as ordens não foram acatadas. E, pior, os dados foram empregados na formulação da estratégia de mídias sociais para eleger Trump.

Ao saber disso, mais uma vez o Facebook entrou em ação, tentando uma auditoria na Cambridge Analytica. No entanto, ela foi negada pelas competências britânicas, diante da justificativa de poupar dolo de informações e choques de interesse.

Então, como última cartada, Zuckerberg excluiu e vetou a agência de análise de dados de sua rede social.

  • Tudo pareceu resolvido até aqui, certo?

É o que também haviam pensado os protagonistas do escândalo. A verdade é que você só está lendo esse conteúdo, porque Christopher Wylie, ex-funcionário da Cambridge, trouxe ao conhecimento do público mundial esses acontecidos polêmicos.

Claro, as autoridades também estão envolvidas no caso, investigando qual a real ligação entre as duas empresas, no intuito de entender de forma mais apurada qual o papel de cada uma delas nessa trama e, principalmente, como as informações foram vazadas.

  • A ideia principal é descobrir se o vazamento dos dados foi proposital e consentido ou um incidente causado por uma brecha nas políticas da rede social.

Mark afirma que não teve participação ativa nesses atos que ocasionou a violação de privacidade de mais de 50 milhões de usuários.

Será?

Não há ainda comprovações sobre as responsabilidades de cada parte envolvida, mas já houveram pronunciamentos.

O que Mark Zuckerberg diz Sobre o Escândalo?

Antes de mais nada, precisamos lembrar que demorou um bom tempo para que os responsáveis pelo Facebook se pronunciassem sobre o escândalo.

A primeira grande entrevista concedida por Mark Zuckerberg ocorreu 4 diasapós a grande divulgação do ocorrido.

Ela foi ao ar pela CNN, no dia 21. O dono da rede social disse lastimar a violação dos dados e aproveitou para se desculpar.

Como uma das medidas para evitar que a situação ocorra novamente, Mark disse estar bastante atento às eleições no Brasil, visando blindar as contas contra o “roubo” de dados e campanhas/ações manipulativas.

Um pronunciamento oficial também foi divulgado na conta de Zuckerberg no Facebook.

Por meio dele, o dono da plataforma diz que a rede social tem a obrigação de manter os dados das contas à salvo e que o ocorrido foi, sim, um erro. A declaração ainda ressalta que as equipes competentes estão unindo seus esforços em virtude de apresentar soluçõesmais adequadas…

Algumas delas já estão sendo implementadas:

  • Trabalhar com uma análise mais profunda, visandoexcluir plataformas parceiras que não cumpram todos as políticas e temos de uso.

 

  • Restringirainda mais o compartilhamento de informações de usuários com outros aplicativos, mesmo que eles cumpram todas as regras da rede social.

 

  • Disponibilizar informações sobre quais potenciais aplicativos parceiros podem estar coletando dados de usuários de maneira mais visível no perfil de cada conta. Será possível também bloquear essa coleta.

Mas, afinal, o Facebook vai acabar?

Agora, essa é a pergunta que mais deve estar permeando os seus pensamentos…

  • Será que esse escândalo impactou tanto a rede social à ponto de ela simplesmente deixar de existir?

Verdadeiramente, é difícil chegar à uma conclusão única. Afinal, há quem vai dizer que todos os usuários deveriam sair da plataforma, já que a privacidade jamais será respeitada.

Por outro lado, há quem diga que essa é uma oportunidade para que o Facebook se torne mais seguro.

O que podemos colocar, com certeza, é que o futuro da rede social está nas mãos dos responsáveis por ela e, claro, dos usuários.

Isso porque, por mais que tenha ocorrido alguns pronunciamentos oficiais, ainda se espera uma posição mais firme e sólidados representantes da plataforma.

Enquanto isso não ocorre, há movimentos em outras redes sociais que impulsionam a crise para cima, incentivando usuários a boicotarem e deletarem o Facebook.

Como dissemos no início, o impacto não foi visto apenas nas redes sociais, o mercado também reagiu ao escândalo, fazendo com que a desvalorização da ferramenta chegasse à 100 Bilhões.

A cada nova informação que os responsáveis pela investigação trazem à tona, o Facebook recebe um novo golpe. O que se torna absolutamente perigoso para a sua estabilidade.

Além disso, a finalização do caso pode guardar um verdadeiromapaque demarca o caminho, sem volta, da rede social em direção ao futuro.

É que se ficar comprovado que o Facebook teve participação ativa ou algum tipo de responsabilidade no vazamento de informações, ele será multado em um valor capaz de finalizar suas atividades.

Essa ação é prevista no código penal como violação ao acordo consolidado através das políticas privacidade.

Por enquanto, a ferramenta de Mark Zuckerberg segue funcionando como de costume, sem nenhuma mudança expressiva, inclusive, para anunciantes da rede. Também não houve publicações oficiais acerca de modificações nesse sentido.

 

Agora que você sabe tudo sobre o assunto, qual a sua opinião? O Facebook vai acabar ou não?

Compartilhe suas avaliações com a gente!

Esperamos que esse conteúdo tenha sido imensamente útil para você.

Forte Abraço.

5 Possíveis Inconsistências da Google Keyword Planner – Entenda

Você já deve estar cansado de saber que a maioria das estratégias de marketing digital levam muito em consideração os estudos de palavras-chave. Certo?

Isso acontece porque esses termos, basicamente, acabam fazendo o papel de ponte entre o que sua marca pode oferecer e o usuário potencialmente interessado.

De modo geral, podemos dizer que o interesse de um potencial cliente é expressado através das buscas, ou melhor, dos termos utilizados na hora de fazer uma pesquisa.

Portanto, você precisa basear campanhas nessa “expressão”, visando escolher as palavras-chave que mais tem potencial de interligar o seu produto/serviço/conteúdo ao usuário que faz essa busca.

Os termos também baseiam a estratégia de SEO, visando posicionar melhor o seu site para determinadas palavras-chave, o que pode lhe gerar um maior número de tráfego e consequentemente conversões.

Pois bem, com o avanço da tecnologia, hoje, nós temos à nossa disposição, diversas ferramentas que nos ajudam a entender melhor como acontecem essas pesquisas.

Claro, a partir delas, conseguimos saber o volume das buscas e de concorrência, os termos mais utilizados e, até mesmo, valores médios para criar uma campanha de links patrocinados utilizando essas palavras.

Uma das ferramentas mais utilizadas para atingir esse objetivo é a Google Keyword Planner. Considerada uma das mais completas do segmento.

  • É claro que você também já sabia disso, não é mesmo?

A questão é que o planejador de palavras-chave da Google vem mudando ao longo do tempo. E, hoje, apesar de muitos não saberem, fazendo com que seus esforços sejam em vão, ela apresenta possíveis inconsistências.

Você pode estar questionando nesse momento…

  • Então é melhor deixar de utilizar a Keyword Tool em minhas estratégias?

A resposta é não! Na verdade, você precisa ficar atento para não acabar sendo levado ao erro…

E é justamente com relação a isso que queremos lhe ajudar hoje!

Vem com o Mestre do Adwords e descubra 5 possíveis inconsistências da Google Keyword Planner.

1ª Possível Inconsistência da Google Keyword Planner – Volume Médio de Buscas

Calma, não vai acreditando que tudo e qualquer resultado do volume médio de buscas que a Google Keyword Planner exibe é inconsistente.

A verdade não é bem essa! O fato está em algumas ocasiões, onde o resultado pode se apresentar um tanto quanto distorcido.

Veja bem…

A maioria dos profissionais utiliza a ferramenta para procurar termos potencialmente favoráveis às suas campanhas.

Ao receber o relatório, é possível visualizar um valor que indica o volume médio de buscas mensais para cada uma dessas palavras-chave. Diante dele, esses profissionais analisam quais devem incluir em sua lista.

O grande problema está justamente aí…

  • Você sabe exatamente como a Google estipula esse número?

Se a resposta for negativa, infelizmente, esse erro é só seu! Não que você seja o único, no entanto essa informação está disponibilizada no próprio manual da plataforma. Que, certamente, você não leu!

Para não ocorrer mais confusões e perdas, vamos deixar bem claro. O valor médio de buscas que é exibido no planejador de palavras-chave é calculado com base nos últimos 12 meses.

  • Não entendeu onde está a inconsistência?

Pois bem, então vamos à um exemplo!

  • A média de 15, 150 e 1500 é 555.
  • Porém, se você tiver mexendo com volumes muito extremados, como 15 e 1500, a média seria um tanto quanto distorcida da realidade.

De maneira básica, o que estamos tentando lhe dizer é que acreditar literalmente no valor apresentado, ao invés de verificar o contexto, pode lhe levar ao erro.

Pense bem, se o seu nicho costuma crescer em um período sazonal, um termo em específico pode sofrer variações capazes de tornar a média de buscas inconsistente.

Como falamos no início, não estamos lhe dizendo para abandonar a ferramenta, apenas, para ficar atento na análise.

Nesse caso, para não ter problemas com o volume de buscas, em casos como esse, prefira trabalhar com o volume central do relatório.

Essa pode ser uma solução para projetos menores e esporádicos, já que será impossível manter a produtividade tendo que extrair dados individualmente.

Então como outra solução, você pode verificar a dimensão das pesquisas durante os meses descansando o mouse sobre o termo.

Dessa forma, você consegue perceber se a variação das buscas é linear ou muito variável, podendo avaliar de forma mais segura se vale a pena ou não investir na palavra-chave em questão.

Outra dica é utilizar o Google Trends como apoio de investigação para entender as tendências de buscas para o termo. Além disso, ele pode lhe dar ideias de variações potencialmente interessantes para a sua estratégia.

2ª Possível Inconsistência da Google Keyword Planner – Arredondamentos

Infelizmente é um fato! Os números que demonstram o volume médio de buscas dentro da plataforma não são exatos e sim arredondamentos.

À primeira vista, pode parecer algo sem tanta importância, mas não é bem assim se formos verificar a possibilidades de forma mais profunda.

Faça um teste e verifique que o volume pode se manter inalterado, mesmo que os locais sejam diferenciados.

Isso porque a Google agrupa o volume de termos com similaridade em um único índice/bloco.

Dessa forma, se a estratégia visa segmentar com poucos termos long tail, o potencial máximo dela é de alcançar os 10 primeiros lugares do ranking de buscas.

Agora, se a tática for utilizar volumes de pesquisas por mês em maior escala, ou seja, utilizar os principais termos do nicho em questão, essa inconsistência pode apresentar diferenças absolutas, chegando até 10 mil buscas mensais entre palavras-chave.

Quer um exemplo?

  • Imagine que você quer entender os índices para “jogo de futebol” e “resultados de futebol”.
  • Nesse caso, é provável, pela similaridade dos termos, que o resultado do volume médio de buscas mensais seja igual. Vamos considerar 100 mil para ambos.

Pode parecer algo inofensivo, já que elas realmente pertencem ao mesmo universo, certo?

Infelizmente, não é assim que ocorre!

Um estudo realizado por Russ Jones revelou que a Google possui mais de 80 blocos com essas características, ou seja, que agregam termos similares e exibem o volume de tráfego médio de maneira arredondada, levando em conta a proporcionalidade.

O problema é que também foi descoberto que quanto mais pesquisas um termo registra dentro desse cenário, menos exatos e consistentes são os índices apresentados.

A equipe que fez parte do estudo, acabou chegando a terrível conclusão de que os maiores blocos apresentam uma diferença de cerca de 250 mil buscas mensais.

  • Tem como lidar com essa falha de forma a não atrapalhar os seus resultados?

Sim! Compatibilizando esses índices do Keyword Planner com os dados do seu Analytics e de outras ferramentas de análise.

Claro, o recomendado é que você se preocupe mais com termos que não sejam long tail, até porque, para esse tipo de palavra-chave, as variáveis são quase que inexistentes.

3ª Possível Inconsistência da Google Keyword Planner – Monopólio de Nichos

É difícil constatar isso, mas de fato alguns nichos já foram monopolizados no Google, tornando quase impossível ter algum resultado positivo utilizando determinadas palavras-chave.

O que estamos lhe dizendo não é especulação. Um estudo da Viper Chill mostrou que menos de duas dezenas de empresas pelo planeta dominam os rankings da Google.

Claro, nem todos os nichos são monopolizados, no entanto, muitos dos que são, acabam apresentando uma SERP pouco relevante para termos específicos.

Aí você pode querer perguntar:

  • O que o monopólio de nichos tem a ver com os meus estudos de palavras-chave?

Você provavelmente não sabe, mas alguns nichos só “aceitam” que determinados tipos de sites utilizem o termo em questão e apareça nos resultados de buscas.

Ou melhor, você até pode utilizar a palavra-chave, mas dificilmente será capaz de bater de frente com os concorrentes que dominam a SERP.

Faça um teste…

Se você buscar no Google agora o termo “Tênis Masculino”, vai perceber que o domínio do resultado de buscas vai ser das lojas virtuais.

Usando esse exemplo, podemos dizer que se você tem um blog de moda e deseja ranquear para essa palavra-chave, sua dificuldade será maior!

Você precisa ficar atento à essa inconsistência, porque muitas vezes, esses termos ligados aos nichos monopolizados costumam aparecer nas ferramentas de palavras-chave como se tivessem baixa concorrência.

O que de fato, não é verdade!

4ª Possível Inconsistência da Google Keyword Planner – Dados Parciais

Como falamos no início, confiar em apenas uma fonte de dados não é uma das escolhas mais inteligentes quando o assunto é análise de palavras-chave e/ou estratégias que as envolvem.

Infelizmente, com o passar dos anos, o planejador de palavras-chave da Google se modificou e, hoje, está ainda mais restritivo quanto às informações que disponibiliza.

Claro, isso não começou a acontecer agora! Essa inconsistência que acaba por exibir dados parciais, foi percebida lá atrás, ainda em 2012, e compartilhada através de um relatório publicado na Moz.

Tudo aconteceu quando um relatório de termos que enviava tráfego para o site foi retirado do Analytics.

Dessa lista, foram selecionadas as palavras-chave principais, as quais foram submetidas à consulta na Keyword Planner. A ideia era verificar as sugestões.

A surpresa se iniciou nesse momento! Muitas palavras-chave não apareceram no planejador da Google.

Aí você pode pensar…

  • Isso aconteceu porque os termos eram específicos demais, então o Google não tinha dados para exibir sobre eles!

Errado! Ao fazer uma pesquisa focada e exata, os dados foram exibidos! Ficando claro que houve uma seletividade da plataforma, onde dados parciais foram priorizados em pesquisas amplas.

Diante disso, outro fato se evidenciou. Mais da metade dos termos conexos não apareceram na lista de sugestões da Keyword Planner.

Mais uma vez é preciso salientar que a ferramenta é sim de grande valia, no entanto você não pode ser literal em confiar apenas no que ela lhe apresenta. Afinal, isso pode significar perder muitas possibilidades.

Para diminuir um pouco dessa inconsistência, é interessante que você compatibilize as informações fornecidas pelo planejador com o de outras ferramentas.

É uma ótima ideia, por exemplo, olhar dados de determinadas palavras-chave, diretamente no buscador. E, claro, trabalhar com plataformas independentes que, inclusive, mostram como os seus concorrentes estão trabalhando, como o SEMRush.

5ª Possível Inconsistência da Google Keyword Planner – Dados Variáveis

Recentemente, aqui, no Mestre do Adwords, nós recebemos um questionamento de um anunciante.

Ele dizia não entender porque a Keyword Planner não exibe valores para algumas palavras-chave.

De fato, é difícil saber exatamente o motivo. Afinal, pode ser que o termo em questão:

  • Não tenha volume de pesquisas o suficiente para ser relevante.
  • Tenha baixo índice de qualidade.
  • Esteja abaixo das previsões de lance para primeira página.
  • Tenha baixo volume de correspondências de página.

Mas, se formos analisar o cenário geral, podemos atribuir, também, à essa falta de informações, as mudanças que a plataforma vem sofrendo ao longo dos anos.

Em meados de 2016, por exemplo, uma atualização promovida pela Google no planejador, fez com que os índices que exibiam o volume exato das buscas simplesmente desaparecessem.

Para substituí-los, agora são exibidas médias. Como de 1mil – 10 mil!

A explicação para a modificação foi a de otimizar a ferramenta, evitando que houvessem inconstâncias na utilização, que eram causadas por erros devido ao excesso de pesquisas realizadas pelos “Bots”.

O “X” da questão, que gerou muitos debates entre profissionais da área, está, justamente, no ponto de que os dados têm exibição variada, dependendo do tipo de investidor.

Sim! Há muitos relatos de que pequenos e médios anunciantes sofreram com as mudanças, recebendo apenas estimativas e previsões, enquanto grandes investidores recebiam informações mais consistentes e completas!

Você também percebeu isso?

Bem! Resumidamente, você precisa entender que, por mais que a ferramenta da Google seja extremamente valiosa, ela também apresenta possíveis inconstâncias que devem ser consideradas, principalmente, no momento em que você estiver fazendo análises e montando a sua estratégia de palavras-chave.

Fique sempre atento e utilize outros recursos para fomentar ainda mais as suas táticas!

Esperamos ter lhe ajudado!

Se ficou com dúvidas, não as guarde somente para você! Mande sua pergunta para nós através do campo de comentários logo abaixo.

Será um imenso prazer poder lhe ouvir e, quem sabe, ajudar!

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.